História

Na história da produção de motociclos, existem mais de 2.500 marcas de todo o mundo. Apenas algumas delas se tornaram conhecidas do público mundial e se tornaram famosas. Uma das mais famosas foi fundada em 1929 em Praga por František Janeček.

Antes da Segunda Guerra Mundial, Janeček ficou conhecido por desenvolver meios de transporte para o povo, através de várias novas patentes e invenções. A fama da empresa continuou após 1945, quando se tornou propriedade do Estado com base em decretos de nacionalização. Nasce nesta altura o motociclo mais moderno da sua época, construído secretamente durante a Segunda Guerra Mundial - o primeiro motociclo popular com duas rodas de suspensão produzidas em série - a "Perak". O modelo igualmente revolucionário produzido na década de 1950, chamado "Kývačka", aumentou ainda mais a oferta da marca e a empresa exportou para mais de 120 países em todo o mundo. Ninguém estava tão avançado para a época, toda a indústria procurava imitar a JAWA.

Em 2020 esta marca lendária está de volta às estradas Portuguesas depois de muitos anos afastada. A JAWA Portugal volta ao nosso país e à realidade dos Jawistas! Volta para reclamar aquilo que sempre foi dela, o seu lugar na história do motociclismo.

Portugal é um país de Jawistas. Um paraíso com 300 dias de sol por ano, paisagens de perder o fôlego e estradas perfeitas para deslizar com as Jawa.

Vemo-nos por essas curvas.

JAWA PORTUGAL